sábado, 12 de junho de 2010

Participação no Host CL Abroad!!!

Olá a todos! Meu nome é Lucila e sou membro da AIESEC na USP desde o PSEL 2008.1. Desde então, fiz parte do Horizontes e agora estou no meu segundo intercâmbio! Passei um ano na Áustria (Setembro de 2008 a Outubro de 2009) e meu intercâmbio aqui em Münster será de Janeiro a Setembro de 2010.
Contarei um pouco sobre uma parte da experiência internacional que poucos EPs mencionam: a participação no CL Host, principalmente em conferências.

Na Áustria eu sempre fui bastante ativa no CL. Ia às RGs (que lá acontecem semanalmente) e, inclusive, fui ao Election Day do ano passado. A coisa que mais me marcou, porém, foi ir à uma conferência. O Future é uma conferência nacional e acontece duas vezes por ano, oferecendo agendas de Leadership, Exchange e Heading for the Future, além da introdução dos MNs. Em novembro de 2008 eu fui delegada da agenda de Leadership e foi MUITO bom. Eu me lembro até hoje de muitas das coisas que lá aprendi. Além disso, tivemos uma apresentação com um Austríaco que foi PAI nos anos 70. Foi muito bacana ver que, realmente, as coisas não mudaram na AIESEC desde sua formação. Ele contou várias histórias engraçadas que refletem situacoes que vivemos até hoje ;-) Em Abril de 2009, fui novamente ao Future, dessa vez para participar de uma sessão sobre intercâmbio, contando sobre minha experiência e pra participar da festinha ! Novamente, foi muito legal.

Aqui na Alemanha continuo tentando me envolver ao máximo com o CL. Vou às RGs (aqui também semanais) e estou sempre em contato com os membros. Meu relacionamento com os AIESECers daqui é mais próximo porque até algumas semanas atrás, eu era a única trainee do CL . Na semana que vem teremos as eleições de EB e eu tenho direito a voto!

Desde que cheguei, o pessoal do CL dizia que eu “tinha que ir” a MaDNES (Münster and Dortmund Newies Education Seminar) e eu respondi que com certeza iria. Porém, como haviam duas agendas, de Induction e de Leadership e eu já tinha participado das duas, combinei que seria somente delegate e pronto, ajudando o OC e o Conference Manager com o que precisassem.

Eis que três dias antes da conferência, quando chego à RG, o LCP comenta comigo que um dos Facis estava doente e não poderia mais ir e me convida pra ser Faci. “Eu, Faci?” pensei, afinal, nunca havia facilitado uma sessão. Porém, aceitei na hora, claro, afinal, sempre quis ser Faci de uma conferência, mas admito que fiquei meio apreensiva, primeiro porque teria somente dois dias para me preparar (A conferência começava na sexta e isso foi na terça) e segundo porque eu seria responsável pela induction de 8 membros de AIESEC e todos sabemos o quão importante é o DD nessa situação.

A estrutura da conferência é um pouco diferente da que temos no nosso CL, a comecar pelo fato de que a vai de sexta à domingo e, se você nao pode ir ao DD do seu CL, pode ir sem problemas ao de outro, entao, tínhamos MNs de 6 CLs diferentes, totalizando por volta de 30 MNs, que foram divididos em grupos menores. Além da agenda de Induction, tínhamos uma agenda de Leadership com 9 participantes.

Os MNs, então, foram divididos em três grupos: preto, vermelho e amarelo, que são as cores da bandeira alema, uma vez que o tema da conferência era “A Copa do Mundo”. Essa é uma coisa que eu acho super legal aqui na Alemanha, assim como era na Áustria: todas as conferências têm um tema e cada festa tem um tema também. A coisa de temas é bacana porque ajuda a criar o clima da conferência: todas as coisas tem a ver, do crachá que ganhamos até as plaquinhas com os nomes das pessoas que vao dormir em cada quarto.

A conferência foi realizada num antigo convento que mais parecia um castelo, MUITO ANIMAL!!!! A logística è basicamente a mesma, ou seja, o OC que acha o lugar, prepara tudo, faz compras… Mas aqui o OC que cozinha, não tem essa de contratar cozinheira!! E o hábito do pessoal de sempre tomar alguma coisa (todo mundo sempre carrega uma garrafa de água ou suco na bolsa/mochila, por exemplo) ficou claro nesses dias, pois tínhamos uma mesinha com chá, café, água e bolachinhas o tempo todo!!

O time de Facis era composto por sete pessoas, sendo dois Facis para cada grupo de Induction e um para o de Leadership. No total, éramos de quatro CLs diferentes. Eu e o LCP daqui, Philipp Lieberknecht, ficamos responsáveis pelo grupo “Amarelo”, que tinha representantes de cinco nacionalidades em um grupo de 10 pessoas (8 MNs, mas nós dois Facis). Outra grande diferenca da AIESEC no Brasil: aqui uma grande parte dos membros da AIESEC è de outros países, refletindo a tendência de mais e mais estudantes internacionais nas universidades européias.

Cada dupla de Facis era responsável pela Induction completa do seu grupo de MNs. Todos seguimos mais ou menos a mesma estrutura de conteúdo, mas tínhamos total liberdade para alterar o que quiséssemos. Isso foi um choque pra mim no começo, pois como eu cuidaria de uma agenda de Induction, sendo que eu nunca tinha sido Faci ? Decidi usar minha própria experiência de MN como base para o conteúdo que seria abordado no nosso grupo e, no fim, acabou dando super certo.

Os três dias transcorreram sem problemas e os MNs parecem ter gostado bastante da conferência. Fizemos a maior parte das sessões de forma interativa, de modo que eles próprios participassem do flow das mesmas. Na maior parte das vezes, deixávamos espaço para discussão e reflexão sobre o tema proposto (Como “O que é uma visão” ou “Quais são as diferenças entre liderança e management?”) antes de expor a abordagem da AIESEC sobre o tema. O feedback que recebemos foi positivo, pois eles sentiram que realmente faziam parte do que estava acontecendo, ao invés de simplesmente sentarem e ter um monte de palestras.

Essa foi a primeira experiência em meus dois anos de AIESEC que eu posso dizer que realmente foi "learning by doing" - and I wouldn't have it any other way! Aprendi tanto sobre mim mesma, sobre a AIESEC e sobre como transmitir conteúdo que afirmo categoricamente que foi uma das experiências mais impactantes da minha vida. Recomendo a todos que sejam Faci! Mas, principalmente, recomendo a todos os EPs que sejam ativos em seus CLs Host. Não é porque estamos em intercâmbio que a experiência "normal" de AIESEC (como trabalhar no CL, por exemplo) deve ser interrompida! Participar das atividades do CL Host agrega MUITO ao intercâmbio e contribui para a life-changing experience que todos buscamos nessa fase.

2 comentários:

  1. Simplesmente Fantástico!

    ResponderExcluir
  2. MTO BOM!!
    Tbm participo ativamente do meu LC Host e realmente existe uma diferença enorme de um X com e sem esta participação.
    PARABNS!
    Le Oréfice

    ResponderExcluir