domingo, 9 de maio de 2010

Turquiiiia... Hungriiiiia... iaaa iaaaa iiiiooooooo!!!

Tenha o que contar para os seus netos... vá para a Turquia!!! Yeah Yeaaahhhh!!!! rsrs

Blue mosque"Welcome to Turkey" começou assim, com um e-mail de uma pessoa X, de uma vaga Y (a qual eu nem tinha me candidatado) para um lugar X² que na verdade nunca tinha me passado pela cabeça... e aí pensei "Que coisa de doido, mas... Onde fica a Turquia?? E o que eles fazem lá???" E comecei a pesquisar, ler, ver vídeos, e foi aí que quanto mais diferente do meu mundinho, mais eu gostava... ahahahahahah

Quando falei pra minha família, a primeira palavra que veio na cabeça deles foram "homem-bomba" e a segunda "você não esta falando sério, né?!?!" Ahahahah... mas, isso é muita falta de informação... tem muito mais homem bomba nos Estados Unidos do que na Ásia inteira... ( Desconfio muito do Mickey por sinal ahahahah )

Love
E a meio que contra gosto deles, lá fui eu pra Turquia para um internship de 1 ano e meio, para trabalhar como International Marketing em uma empresa de mármore em uma cidadezinha pacata chamada Denizli(Menor que São Bernardo), onde tem 1 balada e 2 buteco miado. 

NO PiriguetesBom, imagine uma garota ligada no 220V, que mora em SBC mas com as facilidades de ir pra cidade (ahahahah centro de SP) que não come verduras, legumes e muito menos pimenta, católica (mas nem tão praticante), e que não sabe uma palavra de turco, ir morar em um país muçulmano, em uma cidadezinha pequena e industrial (onde os costumes são mais fortes), onde 30% da população fala inglês mazomenos.... digamos que no mínimo é uma experiencia interessante, única e você tem que ter "open mind", estar disposta a uma experience de impacto, grandes mudanças e desafios.

 Por mais choque cultura que se tenha na Turquia, tem muitas coisas em comum com o Brasil, tais como a hospitalidade turca(fantástica), paixão pelo futebol (Roberto Carlos, Elano, André Santos), novelas, mulheres(fisicamente falando) ... e no quesito diferenças culturais a Turquia é um prato cheio... Mesmo sendo um país islâmico, eles não preparada para entrar na Mecasão fervorosos, radicais, respeitam sua religião, se você respeitar a deles claro, mas o legal da sua X é você entrar na cultura deles, viver como eles vivem(isso não significa que você tem que deixar de ser católico, evangélico, ou seja lá sua religião), mas sim, entender o porquê do comportamento deles, crenças, costumes... e eles são suuper abertos, te explicam com o maior prazer sobre a política, religião, te chamam pra almoçar em casa, conhecer TODA a família, adoram te levar para vários lugares, mostrar as mecas, ensinam a rezar, dançar...

E você ... Vamos colaborar né!! Não que seja proibido, mas .... evite shorts muito curtos, decotes, roupas muito ousadas .... como já disse, não é ilegal, proibido, mas se você não quiser se sentir a PamukkaleGretchen, esse é o caminho certo ahahahaha. Porque por ser um país onde a mulher é mais conservadora, resguardada e infelizmente "estrangeiras" significam sexo fácil, é melhor você não ser tão liberal. (Eu tentei ficar de biquini em Pamukkale como está na foto, mas me senti um E.T. total  por alguns poucos minutos debaixo de um calor absurdo)

Infelizmente, o que deveria ser 1 ano e meio de estágio, encurtou-se para 6 meses = ((. O trabalho que eu estava fazendo na empresa não estava dando certo e devido à cabeça dura do meu chefe... sentamos, conversamos e entramos em um acordo que não seria proveitoso pra mim e nem pra ele eu continuar lá... e assim foi.

Mas felizmente, logo que eu me desliguei da empresa, surgiu uma nova oportunidade... Compradora da NOKIA BUDAPESTE_HUNGRIA... uuuhhuuulllllll ....

Com um aperto enoooorme no coração(por deixar a Turquia, grandes amigos e meu namorado turco mais lindo de todos...), fui pra Budapeste em Março.

Claro, o choque cultural não é o mesmo, até porque estamos falando de país de primeiro mundo, a cidade mais badalada da Europa, carne de porco e comunicação 100% (inglês é normal até para os fucking** controller's do metro ahahahaha), mas a Hungria também tem suas peculiaridades, tais como: Name's Birthday ( eu faço aniversário de nome 3 vezes ao ano ahahaha), a língua mesmo sendo estranha é curiosíssima (pussy significa beijo em hungaro ahahahhaha) e na páscoa os namorados/amigos espirram água ou perfume na sua cabeça e recitam um poema (ovo de páscoa, colomba pascal nem pensar...). Busdapet
Tudo bem que na Hungria as pessoas não são tão hospitaleras e barulhentas como na Turquia, não são apaixonados por futebol e não ficam rezando ao alto da meca 5 vezes ao dia, não fazem jejum no Ramadan... mas eu estou absorvendo ao máximo essa experiência e a grande oportunidade de trabalhar em uma organização global, super despojada em um país lindo, cheio de castelos e pontes iluminadas.

Turquia agora, vai ficar no meu coração, certeza!! Tenho um carinho imenso e penso em voltar para fazer turismo, porque é um lugar lindo... e a Hungria, well... vamos ver o que me aguarda em 1 ano de estágio, certeza que terei muitas histórias = ))

Segue o link do Picassa com fotos da Turquia e um um albinho da Hungria:
http://picasaweb.google.com/patipalazzo

E meu blog da Turquia: http://patyemterraturca.blogspot.com/

E gostaria de finalizar este post com um conselho: Open mind !! 

Suuper beijo
Güle Güle (tchau em turco)  ou Viszlat (em húngaro)
Paty = ))

2 comentários:

  1. Pena que não deu certo o seu emprego na Turquia!Deve ter sido uma experiência única, nem imagino como deve ser viver em um país tão diferente!E Budapeste deve ser IRADO! E trabalhando na Nokia!

    PS: Desconfio mto do Mickey[2] hahahah

    ResponderExcluir
  2. Não concordo com Ric...

    AINDA bem que deu errado na Turquia Paty!!!

    Acredito que são em momentos assim que nos desenvolvemos mais e agora você vai ter muito mais para aprender na Hungria, principalmente porque são países totalmente diferentes. Com certeza vamos querer saber muitas outras histórias.

    PS1: ninguém merece as rezas 5 vezes por dia, se livrou dessa heim
    PS2: essa foto com o camelo é muito famosa!
    PS3: Desconfio do Michey (3) =D

    ResponderExcluir